Saiba quanto tempo leva o desenvolvimento de um site ou

Saiba quanto tempo leva o desenvolvimento de um site ou sistema

Saiba o que é necessário considerar quando se trata de tempo para desenvolvimento de um site ou sistema.

Receba nosso Conteúdo VIP

Artigos, dicas, e-books e muito mais, tudo de forma gratuita! Receba nosso conteúdo exclusivo e com prioridade.

Nos últimos anos estamos vivendo uma explosão da indústria digital, cada vez mais empresas buscam estar online.

Como resultado dessa explosão houve um crescimento na demanda do desenvolvimento de sistemas que ajudem a transformar as empresas.

Sendo assim quanto mais atualizada uma empresa estiver, mais proveito das novas tecnologias ela irá conseguir tirar, consequentemente conseguirá atingir os seus objetivos com mais facilidade.

E é nesse momento que o desenvolvimento de sistemas entra, transformando a sua ideia em realidade.

Desenvolver um sistema é como construir uma casa

Essa analogia é utilizada para ilustrar que existem algumas etapas semelhantes durante o desenvolvimento de um sistema. É similarmente como construir uma casa, porém totalmente digital, ao invés de tijolos e cimento, são utilizados códigos e mais códigos.

Cada etapa é essencial para obter um bom resultado, sendo assim confira abaixado as três etapas do desenvolvimento de um sistema.

• Requerimentos e Design

• Planejamento e Desenvolvimento

• Teste de Software

Requerimentos e Design do sistema

Quando decide-se planejar um sistema é necessário primeiramente compreender exatamente os requisitos desejados.

Imagine da seguinte forma, quando um arquiteto planeja uma casa, ele começa a desenhar todos os cômodos, onde cada um deles terá as medidas e o design do ambiente correto, buscando também atender a desejos específicos e necessidades do cliente, pensando onde são os melhores lugares para dispor as portas, pias, o banheiro, quartos, janelas, escadas e afins, para que a casa possa oferecer facilidade de uso em todos os seus aspectos.

No desenvolvimento de um sistema todo o seu processo também caminha por várias fases de planejamento e produção.

Definir exatamente as funcionalidades do sistema, exige grande atenção, pensar no design e como cada coisa irá se comportar leva tempo.

Sendo assim os requisitos de um sistema influenciam diretamente na complexidade do projeto e no tempo necessário para conclusão do mesmo, assim como o nível de complexidade de arquitetar uma casa comparada a complexidade de arquitetar um prédio, são completamente diferentes. O que não significa que até mesmo uma casa aparentemente simples, não possa agregar em si aspectos enormemente complexos.

É comum ouvirmos: “Preciso apenas de um “sisteminha” bem simples, coisa rápida...”. 

Entretanto todo e qualquer sistema, por mais simples que seja, necessita de tempo para poder ser desenvolvido.

Por mais simples que ele pareça ser, lembre-se existe toda uma infraestrutura por trás que faz o mesmo ter vida.

Planejamento e Desenvolvimento

Durante a construção de um imóvel é necessário realizar diversos cronogramas com empreiteiros, fornecedores etc. No desenvolvimento de um sistema não é diferente, é necessário planejar cada etapa do projeto para que tudo saia como o esperado.

Por exemplo, definir a base do sistema, projetar a experiência do usuário e realizar testes no sistema são algumas etapas essenciais. E durante todos esses processos, existe uma parte chamada de codificação, que será por onde decorrerá maior parte do tempo de produção.

Nessa etapa os desenvolvedores transformam a sua ideia em realidade, utilizando linhas e mais linhas de código para isso. Em outras palavras por trás de todo e qualquer sistema, existe uma grande infraestrutura que mantém tudo no seu devido lugar.

E após todo esse trabalho, ainda é necessária a certificação de que tudo está no seu devido lugar, verificando cada funcionalidade e a integridade de todo o sistema.

Testes e mais testes…

Sendo assim, imagine uma casa, não podemos nos mudar até que ela esteja pronta, correto?

No sistema é a mesma coisa, não podemos começar a usá-lo integralmente sem que antes ele esteja totalmente pronto.

Durante o desenvolvimento de um sistema, existe uma etapa chamada “Teste de Software”, pela qual tudo o que foi desenvolvido, é testado.

 Essa etapa permite identificar se existem uma ou mais falhas no projeto, caso existam, serão devidamente corrigidas para manter sua funcionalidade integral.

Um sistema bem elaborado, desenvolvido ao seguir cada etapa, e devidamente testado certamente garante a qualidade de funcionamento do mesmo.

Certo! Mas por quanto tempo realmente demora tudo isso?

Como podemos observar de forma resumida, existem várias etapas, e em todas essas etapas é necessário o seu devido tempo.

O que vai definir o prazo real de conclusão do desenvolvimento de um sistema é a sua complexidade.

Quanto maior a complexidade de um sistema, quanto mais requisitos e funcionalidades, mais tempo para produzi-lo é necessário. Sendo assim podemos concluir que independente da complexidade do sistema, existem etapas que são necessárias para o bom desenvolvimento.

Seguir esses padrões ajudam a desenvolver um sistema de qualidade, onde independente da complexidade e tempo investido o resultado será satisfatório para ambos, desenvolvedores e clientes.

Olá, deixe seu comentário para Saiba quanto tempo leva o desenvolvimento de um site ou sistema

Enviando Comentário Fechar :/