Quanto custa Desenvolver um Sistema ou Site Personalizado?

Quanto custa Desenvolver um Sistema ou Site Personalizado? Saiba mais neste artigo

Você sabe quanto custa para tirar sua ideia do papel? Neste artigo entenderemos o valor empregado para o desenvolvimento de sistemas e sites personalizados.

Receba nosso Conteúdo VIP

Artigos, dicas, e-books e muito mais, tudo de forma gratuita! Receba nosso conteúdo exclusivo e com prioridade.

Quando você precisa de uma solução personalizada para a sua empresa, eis que surge a dúvida primeira: quanto vai custar? 

Por mais que as funcionalidades de um site, e de um sistema de gerenciamento possam parecer simples, tais funcionalidades sempre serão requisitadas de acordo com necessidades específicas e que sempre irão variar de caso a caso, e construí-las de maneira personalizada, requer maior planejamento para sondar todas as variáveis pertinentes ao caso, pois elas definirão a dimensão do projeto, e as medidas necessárias a serem tomadas para assegurar qualidade e segurança da plataforma a ser desenvolvida. Dessa maneira, podemos ver que não há um meio rápido de definir o preço exato de um projeto.

Acompanhe a leitura, que nós iremos explicar direitinho como funciona todo o processo de planejamento e execução.

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha, veja abaixo:

Funcionalidades especificas do projeto

Esse é o momento inicial onde são colhidos os requerimentos funcionais do projeto, como, por exemplo, um formulário para captação de dados, uma página inicial com determinadas funções, uma página de apresentação para a empresa feita de determinada maneira etc. Durante o processo de desenvolvimento é necessário dedicar muito tempo a compreender a necessidade do cliente, para que seja elaborado o melhor plano de execução a fim de entregar o resultado desejado.

Segurança da plataforma

A segurança, embora requisito obrigatório, às vezes é negligenciada, ou estruturada de brechas suscetíveis a ataques. Uma plataforma que apresente irregularidades em sua infraestrutura de segurança, obviamente colocará sob risco toda a integridade da mesma, dos dados de todas as pessoas registradas, o que inclui funcionários e clientes, aos dados de logística, contabilidade, transações, entre diversas outras. Às vezes enjoativo de tanto se ouvir, mas convenhamos: todo cuidado é pouco!

Otimização para novas tecnologias

É notável o quão necessários são os sistemas otimizados para novas tecnologias, como smartphones e tablets. O seu cliente precisa te alcançar independente do dispositivo que ele esteja utilizando. Não somente em tornar fácil e prática a acessibilidade, como também é um bem necessário, integrar as tecnologias mais seguras e com melhor desempenho em toda a plataforma.

A qualidade do sistema

Nos dias atuais existem centenas de plataformas prontas para serem utilizadas, entretanto, muitas vezes elas não atenderão completamente a sua necessidade. Podendo faltar um elemento funcional ou outro à sua necessidade, é preferível escolher por um serviço personalizado que preencha todas essas lacunas, entregando todas as funções que forem requesitadas.

Não existe nada pior do que tentar usar uma ferramenta e ela não funcionar como deveria, e ainda pior, não possuir uma função necessária, não é mesmo?

Imagine um canivete multiuso, repleto de adereços embutidos, cada um exercendo uma função única: com faca, tesoura, alicate, abridor de lata, saca-rolha e outras mil. Tantas funções reunidas em um único lugar, uma ideia engenhosa, mas não tão vantajosa dada a limitação do tamanho desse dispositivo, que tenta reunir um kit de ferramentas e de cozinha em um só lugar compacto. Isso implica em uma enorme limitação de uso para cada adereço, não que isso os torne inúteis, mas com suas aplicações consideravelmente limitadas.

Isso vale para plataformas prontas de gestão, website builders e layouts prontos. Ambos têm funcionalidades padrões para tentar atender a um público geral, e assim como o canivete, são cheios (ou nem tanto) de funções que não atendem com excelência, e muitas vezes desastrosas a quem busca e necessita de uma plataforma robusta e eficiente.

Portanto, o resultado final é fruto de subsequentes etapas de produção, e por trás de todas essas etapas existe toda uma parte técnica envolvida, são linhas e mais linhas de códigos para poder dar vida a sua ideia.

A parte técnica que nós não vemos

Quando vemos um site funcionando, um painel de controle, suas demais funcionalidades e afins, é recorrente imaginarmos que se tratam de coisas simples, por conta de sua navegação e usabilidade feitas para fácil utilização, mas a plataforma como um todo é exatamente igual a um veículo automotivo: projetado de maneira a ser intuitivo e prático de ser operado, porém repleto de engenhosos componentes e mais componentes, cuidadosamente montados para que funcionem harmoniosamente entre si, voltando novamente para a finalidade de entregar praticidade de uso.

Durante o processo de desenvolvimento de uma plataforma, são criados diversos arquivos, muitas linhas (e como vão linhas nisso!) de códigos escritas, planejamento de design de layout, planejamento de arquitetura de informações, configurações e mais configurações, dentre muitas outras etapas, sempre visando adaptar todas essas variáveis à necessidade específica do projeto.

Diversos profissionais são envolvidos, trabalhando para poder entregar o melhor resultado para o cliente. Todas essas variáveis vão definir, não somente o custo do desenvolvimento, como também o valor do projeto, e cabe aqui dizer que há uma tênue diferença entre custo e valor.

Custo ou valor?

Quando falamos de desenvolvimento, falamos de VALOR, que significa, nada mais, nada menos, do quão útil e eficiente uma plataforma por inteira será capaz de agregar, agora por sua vez, em valor de mercado. Em outras palavras, falamos de uma plataforma ou site que gera resultados positivos para o seu negócio.

Por outro lado, temos o custo, que é o preço por aquele produto/sistema. Nem sempre um custo baixo corresponde ao valor esperado de um projeto, pois o custo verdadeiro é relativo ao valor que se busca agregar a um projeto, em outras palavras, um projeto robusto que pede diversas funcionalidades e ainda por cima carregará em si enorme responsabilidade de tratar de rotinas e operações importantes de uma empresa, se for orçado a um preço baixo, há de se desconfiar da qualidade que o mesmo virá a ter quando finalizado.

Pois é de se esperar que algo robusto a ser projetado demande enorme empenho de planejamento e desenvolvimento; assim como uma casa exerce sua simples função de nos abrigar e fornecer suas demais conveniências, exige um grande plano de engenharia em torno de sua construção.

Portanto, por mais que as funcionalidades de um projeto web possam parecer simples, há também um enorme projeto de engenharia por detrás que o torna simples em sua superfície de uso. Muitas camadas de funcionalidades internas são desenvolvidas e que operam entre si para dar vida aos sites, painéis de controle e demais funções.

Às vezes taxamos um produto ou serviço como caro, entretanto não nos atentamos ao valor empregado a ele e a complexidade que existe para realizá-lo. A qualidade do produto ou sistema, agrega a si o seu devido valor, que consequentemente traz o retorno esperado ao cliente ao auxiliá-lo com seus objetivos determinados.

Mas para concluirmos, quanto custa desenvolver um sistema? O custo estará atrelado ao valor empregado ao sistema.

Precisa de ajuda para saber quanto custa tirar sua ideia do papel?

Se você ainda tiver dúvidas ou deseja saber quanto custa para tirar sua ideia do papel, entre em contato conosco, te ajudaremos a encontrar a melhor solução.

Olá, deixe seu comentário para Quanto custa Desenvolver um Sistema ou Site Personalizado? Saiba mais neste artigo

Enviando Comentário Fechar :/