Plataforma EAD própria: o que é e quais sãos as

Plataforma EAD própria: o que é e quais sãos as vantagens de investir em uma

Você é infoprodutor ou pretende disponibilizar seu material em formato de cursos online? Neste artigo vamos explicar o que é uma plataforma EAD e quais as vantagens de se ter a sua própria.

Receba nosso Conteúdo VIP

Artigos, dicas, e-books e muito mais, tudo de forma gratuita! Receba nosso conteúdo exclusivo e com prioridade.

Graças ao fenômeno da aprendizagem à distância, as plataformas EAD conquistaram espaço no meio digital e não param de crescer. Se você tem conhecimento para compartilhar e quer saber qual é a melhor forma de fazer isso, confira este post.

Com a popularização das tecnologias e da internet, a maioria das pessoas começaram a recorrer ao ambiente online para praticamente tudo. Desde aprender uma receita de bolo a desenvolver uma nova habilidade. Para quem tem domínio sobre uma área e quer compartilhar esse conhecimento, o meio digital está repleto de possibilidades. Uma delas é a plataforma EAD, sobre a qual vamos falar neste post.

Pode ser que você esteja dando os primeiros passos, estudando as alternativas e tentando entender como esse universo de ensino à distância funciona. Ou talvez você já tenha experimentado algumas ferramentas para vender o seu curso online, mas não anda muito satisfeito com os resultados ou com os rendimentos. Se você veio parar aqui, provavelmente se identifica com um desses cenários.

Seja qual for a sua experiência no ramo, nosso objetivo é que você compreenda as etapas do processo e conheça os recursos utilizados atualmente por esse mercado. Assim, ao final da leitura, você poderá estabelecer boas comparações entre as plataformas EAD existentes e definir qual é a fórmula mais eficaz para o seu negócio. Hora de acabar com todas as dúvidas e turbinar as vendas. Vamos lá?

O que é e como usar uma plataforma EAD?

Antes de começar, é fundamental que você saiba o que é uma plataforma EAD. Ter apenas uma vaga ideia, nesse caso, não é o suficiente para ter sucesso na sua empreitada.

Quanto mais informações você absorver sobre esse maravilhoso sistema de ensino, mais apto estará a prestar um serviço diferenciado e se destacar em um segmento cada dia mais competitivo.

A plataforma EAD (Educação a Distância) nada mais é do que um espaço de aprendizagem online. Do mesmo modo que a sala de aula tradicional deve oferecer um ambiente propício aos estudos, o sítio digital também precisa estar organizado para receber os alunos.

Produzir um conteúdo de alta qualidade, infelizmente, não basta para ter excelentes resultados. A ferramenta tem que disponibilizar o acesso a tudo o que precisam para aprender, como materiais, fóruns, canais de comunicação com o professor, etc.

Além de vender cursos online, você pode:

  • Desenvolver atividades para fixar o conhecimento
  • Propor debates acerta dos temas abordados
  • Disponibilizar outros formatos de conteúdo – áudios e vídeos
  • Aplicar avaliações para avaliar a evolução individual e coletiva
  • Criar fóruns e grupos de estudo
  • Realizar webinars periódicos

Essas sugestões, muito simples de serem aplicadas na plataforma EAD, influenciam muito na decisão do estudante. São iniciativas assim que determinam empresas de sucesso.

Plataforma EAD terceirizada x Plataforma EAD própria

Existem duas modalidades principais de sistema EAD para você que deseja produzir e distribuir cursos online. Apesar de essencialmente terem o mesmo objetivo, que é vender cursos online, é possível estabelecer diferenças cruciais entre uma e outra. Veja a seguir quais são as principais características de cada formato.

Plataforma EAD terceirizada

Ao falarmos de plataformas terceirizadas, nota-se rapidamente que a estrutura não pertence a você, mas sim à outra pessoa. Você apenas utiliza o recurso existente para armazenar e vender o seu curso online.

Podemos tomar como exemplo o Hotmart e o Monetizze. Ambos são marketplaces, ou seja, grandes vitrines de infoprodutos. O foco nesses ambientes não é a educação em si, mas sim o comércio dos conteúdos publicados na ferramenta.

Esse tipo de plataforma EAD normalmente conta com uma rede de afiliados que podem divulgar o seu item por você – mediante, obviamente, a uma comissão de venda – ou você mesmo pode divulgá-lo.

Plataforma EAD própria

No sistema próprio de gestão de ensino online, quem manda é você. Isso porque ele é totalmente personalizável e focado 100% no seu negócio. Diferentemente das terceirizadas, nesta modalidade, não existem milhares de cursos competindo com o seu.

Você não precisa entender de programação ou desenvolvimento de softwares para optar por esse formato. Existem empresas especializadas na criação de plataformas EAD, que estão preparados para atender a todas as suas solicitações.

Dessa maneira, você terá uma plataforma EAD completa e com a proposta clara de atender a uma área de conhecimento específica, sem a interferência de terceiros. Exclusividade, tanto no layout quanto na prestação de serviços.

Quais são as vantagens da plataforma EAD própria para o gestor?

Optar por desenvolver uma plataforma própria para vender cursos online traz uma série de vantagens para quem vai gerenciar o sistema – você. Conheça os principais benefícios dessa modalidade de aprendizagem online:

  • Plataforma EAD com layout direcionado e único
  • Ambiente totalmente personalizável
  • Implementação de funcionalidades de acordo com o segmento
  • Exclusividade para a venda do seu curso online
  • 100% do retorno financeiro para o seu próprio negócio

Com uma plataforma EAD própria, você tem liberdade para aplicar a sua metodologia pedagógica e oferecer as funcionalidades que considera importantes para a sua área de atuação, sem restrições estabelecidas por outras empresas digitais de ensino.

Gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua opinião nos comentários. Até logo!

Solicite um orçamento para saber como criar a sua própria ferramenta e alavancar a sua venda de cursos online

Te ajudaremos a encontrar a melhor forma de alavancar seu negócio e fornecer seu infoproduto online.

Olá, deixe seu comentário para Plataforma EAD própria: o que é e quais sãos as vantagens de investir em uma

Enviando Comentário Fechar :/