O que é SEO e sua importância para a relevância do seu

O que é SEO e sua importância para a relevância do seu site

Entenda como o SEO é uma prática indispensável para alcançar maiores públicos em pesquisas orgâncias

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Garantir um bom posicionamento para o seu site nos mecanismos de busca, como o Google, tornou-se uma questão de sobrevivência (e faturamento!) no ambiente online. Entenda o que é e como funciona o SEO, cada dia mais crucial para sites e e-commerces.

Quando surge um problema no dia a dia, a maioria das pessoas recorre à internet para tentar solucioná-lo. Na primeira página dos mecanismos de busca, surgem os resultados mais relevantes com a provável solução. A seleção desses sites não é aleatória e tem tudo a ver com o tema deste post: afinal, o que é SEO?

Para compreender a relevância da boa colocação no ranking, é preciso entender o comportamento dos usuários na internet. Cerca de 75% das pessoas que fazem uma busca no Google, por exemplo, não chegam aos links da segunda página. Logo, uma empresa mal posicionada em ranqueamento não terá tantos acessos.

Vale pontuar que, quando falamos sobre as técnicas de SEO, nosso foco está nos resultados orgânicos e não nos anúncios que surgem na parte superior da página. Sim, você pode ficar entre os 10 primeiros sem mexer no cofre da empresa. Quer dar os primeiros passos na otimização de sites? Então continue lendo!

Você sabe o que significa SEO?

Caso você não saiba, fique tranquilo! Fizemos este post para explicar, de forma resumida e descomplicada, o que é o SEO e como ele pode ajudar a melhorar os números da sua empresa, indo além da boa desenvoltura em ferramentas como o Google Analytics.

Para começar, você deve saber de onde vem a palavra SEO, que paira sobre a cabeça dos empreendedores online. O termo é uma abreviatura de Search Engine Optimization – ou, traduzindo para o nosso português, otimização para mecanismos de busca.

As ferramentas de SEO são essenciais a qualquer estratégia de marketing digital traçada para e-commerce, blog ou site. São elas que possibilitam que a página destaque-se organicamente, sem depender de investimentos adicionais – os famosos anúncios.

Mirando no topo do ranking: as técnicas de SEO na prática

De modo geral, a finalidade da otimização de sites é elevar a autoridade da página, melhorar o posicionamento no ranking de motores de busca e, consequentemente, elevar o tráfego de visitantes. Tudo isso sem que seja necessário investir em links pagos.

As técnicas de SEO são compostas por iniciativas de diferentes níveis de complexidade e investimento. Contudo, são as ações consistentes e certeiras que geram acessos e reconhecimento, ainda que a longo prazo.

São algumas delas:


  • Desenvolvimento de sites responsivos 
  • Definição de URLs amigáveis – objetivas e de fácil compreensão
  • Melhoria na velocidade de carregamento da página
  • Implementação de certificado de segurança (SSL/HTTPs)
  • Aprimoramento de conteúdo – com uso adequado de keywords (ou palavras-chave)
  • Inserção de meta tag description (descrição que surge abaixo do título nas pesquisas)
  • Reestruturação de headings (H1, H2, H3, etc.)
  • Linkagem interna e externa

Existe uma série de outras técnicas e ferramentas de SEO que podem ser utilizadas no seu site, blog ou e-commerce. Fazer o seu negócio saltar aos olhos do usuário que você procura não é um bicho de sete cabeças como pode parecer.

Mecanismos como o Google, no entanto, alteram os respectivos algorítimos com frequência. Portanto, fique de olho nas atualizações e faça os respectivos ajustes sempre que necessário.

Conheça as vantagens do SEO para o seu site

Com tantos olhares voltados para o mercado online, a concorrência por um bom posicionamento nas buscas é acirrada. Permanecer fora da internet não é mais uma opção para quem deseja um alto faturamento e ter visibilidade é imprescindível.

Nos dias de hoje, não basta empreender no meio digital. É preciso lançar mão de recursos que coloquem a sua empresa sob os holofotes e um deles é, sem dúvida, o conjunto de táticas SEO.

Reunimos a seguir as 5 principais vantagens de aplicá-las no seu site. Olha só!


  1. Simplificar a navegabilidade e usabilidade da sua página
  2. Ganhar visibilidade no ranking de mecanismos de busca
  3. Aumentar o tráfego de visitantes – número de cliques gratuitos – no site
  4. Conquistar autoridade e credibilidade (usuários preferem resultados orgânicos!)
  5. Ser mais competitivo no meio digital sem investimentos em mídias pagas

Não importa se você ainda vai criar ou se já tem um negócio em atividade no ambiente online. Agora que você sabe o que é SEO, pode começar a realizar as mudanças necessárias para que a sua empresa tenha o destaque que merece na internet.

Caso você não disponha de tempo ou de uma equipe, existem inúmeras agências especializadas em criação e otimização de sites através das ferramentas e técnicas de SEO, como a Meta Dev Studio.

Conheça os nossos serviços para saber mais e desenvolver um projeto de Marketing Digital completo para a sua empresa. Qual é a sua experiência com SEO até aqui? Deixe o seu comentário.  

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