O que é o Google Analytics e como ele pode te ajudar -

O que é o Google Analytics e como ele pode te ajudar

Saiba mais sobre as incríveis vantagens

Receba nosso Conteúdo VIP

Artigos, dicas, e-books e muito mais, tudo de forma gratuita! Receba nosso conteúdo exclusivo e com prioridade.

Se você tiver um site, provavelmente você está conectado ao Google Analytics (GA). O GA é uma ferramenta analítica amplamente utilizada em todo o mundo e disponível gratuitamente. Se você não tem o GA e gostaria de começar a rastrear dados valiosos no seu site, vamos te contar logo abaixo como o que é necessário para tê-lo!

Ter uma ferramenta analítica conectada ao seu website é extremamente importante, pois ajuda a analisar o tráfego do seu site, o que, por sua vez, ajuda você a entender o comportamento de seus clientes que navegam através dele. No sentido mais básico, o GA registra várias atividades dos visitantes e as associa aos atributos de suas Contas do Google (quando eles estão pesquisando na web enquanto estão conectados), como localização do endereço IP, informações demográficas do usuário e interesses. O GA agrega todos esses dados compilados e oferece um painel de fácil leitura com informações que podem ajudar você a identificar quais campanhas on-line funcionam melhor, quais sites ou canais de mídia estão direcionando mais tráfego para seu próprio site, quais palavras-chave direcionam maior volume de tráfego orgânico e muito mais.

O Google Analytics oferece muitas informações para serem analisadas e transformadas em valiosas informações de marketing. Aprendendo a ler e interpretar essas informações, você poderá tomar melhores decisões de marketing para ajudá-lo a converter mais clientes. Aqui estão cinco métricas importantes que você deve analisar:

  1. Informações demográficas - saber o sexo e a faixa etária da maioria de seus visitantes o ajudará a criar conteúdo que seja mais adequado para eles. Por exemplo, se 60% dos visitantes de determinado site forem do sexo feminino com idade entre 25 e 44 anos, o layout e o conteúdo desse site devem ser otimizados e criados para atender melhor a esse público.
  2. Informações geográficas - se você começar a perceber um aumento no tráfego e nas conversões de uma área geográfica específica, saberá que há necessidade de sua oferta nessa região. Essas informações podem ajudar você a concentrar seus investimentos de marketing, em regiões geográficas nas quais você tem mais chances de gerar mais negócios.
  3. Tráfego de dispositivos móveis - o monitoramento do volume de visitas e conversões em dispositivos móveis é muito importante, pois você quer garantir que seu site tenha um bom desempenho com dispositivos móveis. Você também quer garantir que a velocidade do seu site seja a mais rápida possível para que seus visitantes em dispositivos móveis tenham uma boa experiência desde uma oferta até a conversão.
  4. Tráfego de referência - saber de onde vem o tráfego é uma informação crucial para ajudar você a entender qual estratégia de marketing está funcionando melhor. Esta categoria exclui o tráfego pago e a pesquisa orgânica.
  5. Conversões - configurar metas e acompanhar suas conversões no GA ajudará você a atribuir um valor aos seus esforços de marketing, tanto pagos quanto não pagos. Você pode acompanhar as vendas e atribuir um valor para cada transação, além de atribuir um valor de "funil" quando alguém preenche um formulário, por exemplo.

O Google Analytics pode parecer um pouco confuso para um novo usuário. Para saber mais sobre como navegar nessa excelente ferramenta e entender os dados que está coletando, considere dar uma olhada nos nossos serviços.

Você também deve considerar conectar o Search Console do Google ao seu site para poder visualizar informações mais detalhadas sobre o desempenho do seu site e sobre como o Google está indexando o conteúdo.

Aproveite o GA para tomar decisões de marketing inteligentes usando os dados coletados em seu site!

Se você precisar de assistência para criar seu site, blog, uma loja virtual ou até mesmo sua identidade visual, venha e faça um orçamento sem compromisso com a gente, somos especializados em Desenvolvimento Web.

Você ainda não tem o Google Analytics instalado em seu site?

Nós podemos te ajudar a ter acesso a relatórios personalizados e informações sobre a navegação no seu site, entre em contato!

Olá, deixe seu comentário para O que é o Google Analytics e como ele pode te ajudar

Enviando Comentário Fechar :/