Marketing, Branding e Identidade Visual - Meta Dev Studio

Marketing, Branding e Identidade Visual

Entenda o que são e como se comportam em um mundo feito de mudanças

Receba nosso Conteúdo VIP

Artigos, dicas, e-books e muito mais, tudo de forma gratuita! Receba nosso conteúdo exclusivo e com prioridade.

Introdução conceitual

A alma de todo negócio sempre nasce da sua missão, visão e valores. São nesses três passos elementares que primeiramente é definido o que uma empresa propõe-se a fazer, e como fará a conjectura do seu futuro, com base em princípios sólidos de boa conduta. Consequentemente haverá a necessidade intrínseca de arquitetar estrategicamente como a empresa caminhará, e fará para se inserir no mercado.

Uma boa marca por si só, baseia-se em eficientes e visionárias estratégias de marketing, brand management e identidade visual, com boas promessas oferecidas, confiabilidade, imagem impactante, capacidade de inovação e diversos outros pontos que garantem e fornecerão garantia de espaço dentro do mundo dos negócios e nos corações dos seus clientes.


Para moldar um plano de inserção de uma marca dentro do mercado, tudo inicia-se pelo marketing, é através dele que serão feitas pesquisas de tendências, de valor e de nichos não explorados por outros concorrentes, a fim de aparar as arestas do produto e/ou serviço que pretende-se oferecer, e agregar benefícios que ainda não são presentes em outros, como também buscando sempre entender e atender as necessidades dos consumidores.


Depois entra em campo o branding, trata-se de transmitir de forma clara e objetiva o posicionamento da marca, a sua visão e valores. Simples assim. Em outros termos, o branding é trazer a tona a vida e personalidade, construir forte reputação, para conquistar espaço no mercado. É o laço que se cria entre cliente e a marca, tornando-a memorável e preferência em escolha.


E por fim, mas não menos importante, é tratada a identidade visual, uma boa definição para ela seria: traduzir o que uma marca diz em linguagem verbal para comunicação visual. É o que representa visualmente a marca através de elementos formais, cores e tipografias, tudo sistematizado para permitir fácil inserção em diversas mídias físicas e digitais, e cuidadosamente pensados para traduzir o que é dito por palavras, em imagem.

 

Marketing, Branding e Identidade Visual

Variação de demanda e a necessidade de adaptação

Até esse ponto, tudo muito fácil de captar, cero? E é a partir daqui que as coisas começam a ficar mais interessantes. Transições de tendências têm se tornado cada vez mais rápidas graças à velocidade que informações, notícias, conhecimento, e demais conteúdos em enormes volumes se propagam pela internet. Tamanho mar de conteúdo e conexões, possibilitam vantagens significativas para explorar meios de construção e inserção de uma marca em larga escala, mas não necessariamente quer dizer que será uma missão fácil de ser cumprida.


Como foi abordado no início desse artigo, o marketing é voltado para explorar, estudar e delimitar estrategicamente a área de atuação de um negócio, entendendo a demanda, possíveis tendências, e nichos em potencial a serem aproveitados. E nesse ponto nos deparamos com um fator chave que dá propósito a existência e necessidade do marketing: variabilidade.


Tudo é variável e sempre será, afinal, o ser humano sempre possuirá inclinação para mudar em qualquer aspecto da sua vida pessoal e/ou profissional. As mudanças são o que permitem inovações acontecerem, assim como também trazem riscos em cenários de baixa previsibilidade, no entanto promovem mais benefícios do que o contrário, se feitas com base em um bom e conciso planejamento de transição para o novo, ou de criação de algo novo. O marketing justamente existe para considerar todos esses fatores, e calcular as melhores soluções para conquistar o mercado.


É com base em sólida estratégia e visão ampla de mercado, analisando todos os aspectos do público-alvo e suas necessidades, que se faz possível ampliar do jeito certo, a estrutura e diversidade de produtos e serviços oferecidos, criar e recriar o branding, e definir uma identidade visual sólida e marcante.

Gostou do post e gostaria de conversar sobre o assunto?

Podemos te ajudar a entender, aprimorar e colocar em prática as técnicas de Marketing, Branding e Identidade Visual!

Olá, deixe seu comentário para Marketing, Branding e Identidade Visual

Enviando Comentário Fechar :/